O Rio Grande do Sul teve uma quinta-feira (29) marcada pelo predomínio de sol, calor intenso, abafamento e ocorrência de temporais. A instabilidade provocou chuva forte e ventos intensos, resultando até em tromba d’água no Litoral Norte gaúcho.
Em Porto Alegre, o mau tempo atingiu o Guaíba e deixou dois velejadores à deriva após um barco ser afetado pelas condições adversas. As temperaturas foram elevadas em todo o estado: no interior, Uruguaiana registrou máxima de 39,2°C, enquanto na Região Metropolitana a temperatura chegou a 32,6°C em Campo Bom.
Nesta sexta-feira (30), o cenário climático não deve apresentar grandes mudanças. Conforme a MetSul Meteorologia, o sol aparece entre nuvens na maior parte do território gaúcho, intercalando períodos de maior nebulosidade. A atuação de uma massa de ar quente e úmido mantém o tempo abafado e favorece a instabilidade.
Há previsão de chuva em diferentes pontos do estado, com maior atenção para áreas da Metade Leste, onde os volumes podem ser irregulares, porém localmente fortes. Novamente, há risco de temporais isolados, acompanhados de chuva intensa e rajadas de vento.
O calor segue predominando, especialmente no Oeste gaúcho, onde o tempo mais aberto favorece as maiores máximas, que podem ultrapassar os 30°C.
Texto Cinara Becker
