Foto/Metsul
Atenção para o tempo no Rio Grande do Sul
Uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul no começo desta semana e pode provocar temporais com risco de vendavais em diversas regiões do estado. Segundo a MetSul Meteorologia, esse sistema vai encontrar uma massa de ar muito quente, o que favorece a formação de tempestades.
Os temporais devem começar pelo Oeste do estado ainda pela manhã e avançar ao longo do dia para as demais regiões. O período mais crítico será entre a tarde e a noite de segunda-feira, quando o calor intenso, com temperaturas acima dos 35 °C em alguns pontos, pode intensificar as tempestades.
O principal risco não é a chuva, mas sim as rajadas de vento, que podem variar entre 70 e 100 km/h, podendo superar esses valores de forma isolada. Há risco de queda de árvores, postes, danos em estruturas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
As áreas com maior atenção incluem o Oeste, Centro e Metade Norte do estado, além de pontos do Leste, como a Região Metropolitana de Porto Alegre. Regiões como o Noroeste, Missões e Planalto Médio merecem atenção redobrada.
A chuva, de forma geral, não deve ter grandes volumes, mas pancadas isoladas podem ser fortes em curto período.
📻 Orientação aos ouvintes: acompanhem os avisos da Defesa Civil, evitem se abrigar sob árvores durante temporais e redobrem os cuidados, especialmente no período da tarde e noite.
