Alceu e Luciano pedem audiência com ministro da Educação para tratar curso de Medicina no Litoral

Na avaliação dos parlamentares, a oferta é fundamental para ampliar a oferta de serviços e o desenvolvimento da região


Representantes do Litoral Norte na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, o deputado federal Alceu Moreira e o deputado estadual Luciano Silveira, ambos do MDB, deverão se reunir neste mês de abril com o ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, para tratar da instalação do curso de Medicina na região. Nesta quinta-feira (03), os parlamentares solicitaram uma audiência em Brasília com o titular da pasta, a fim de reforçar a importância do pleito para a ampliação da oferta de serviços de saúde e o desenvolvimento regional.


Atualmente, a UNICNEC Osório é a única instituição de ensino da região classificada no edital que licenciará quatro universidades do Rio Grande do Sul para a oferta do curso, num total de 240 vagas. O anúncio definitivo deve ocorrer até agosto deste ano. Entre as exigências estabelecidas pelo edital, estão a média inferior a 2,5 médicos para cada mil habitantes; existência de hospital com pelo menos 80 leitos — o que contribui para a formação prática dos estudantes; capacidade para abrigar pelo menos 60 vagas e não ser impactado pelo plano e expansão dos cursos de Medicina das universidades federais.


Na avaliação do deputado Alceu, o diálogo será fundamental para que o ministro tenha conhecimento da realidade regional:


"Temos muito respeito pela forma como o processo vem sendo conduzido e pelo esforço de todos, especialmente da reitora da UNICNEC, Ludinara Sheffel, mas entendemos que alguns pontos devem ser transmitidos: a região ainda não oferta o curso e, ao mesmo tempo, foi a que mais cresceu durante e pós-pandemia, gerando uma demanda de serviços para que as pessoas que moram no Litoral possam viver e permanecer aqui", considera o parlamentar.


Já o deputado Luciano, que chegou a promover uma audiência pública sobre o tema no Parlamento Gaúcho, destaca que os municípios litorâneos estão mobilizados: "Todos temos a dimensão do que essa oportunidade representará para nós, podendo formar médicos aqui. Isso possibilita, por exemplo, a cooperação do curso com as prefeituras e instituições de saúde, que terão profissionais extremamente qualificados à disposição da nossa população", sugere.


📸 Jackson Ciceri/Divulgação