Onde mais vai ter chuva no Brasil nesta semana? Diferentemente do que ocorreu nos últimos cinco meses, grande parte do país terá precipitação na semana que se inicia. Os volumes, inclusive, devem ser altos em diferentes pontos do território nacional à medida que a estação seca chega ao seu fim.
Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva nesta semana devem se dar no Amazonas. Chove ainda em muitos pontos de Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Pará. Onde menos deve chover será no Amapá e no Norte do Pará. Na Região Nordeste, a chuva será outra vez bastante escassa na maior parte da região com a precipitação mais concentrada na faixa costeira, especialmente entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, mas mesmo no litoral deve chover pouco e em poucas áreas.
No Centro-Oeste, o gradual fim da estação seca garante chuva em toda a região. Vai chover pela primeira vez desde abril em muitas cidades de Goiás e no Distrito Federal, inclusive em Brasília. Os volumes de chuva podem ser, inclusive, localmente altos no Mato Grosso do Sul e em Goiás. Com a atmosfera muito quente, podem ocorrer temporais isolados de vento forte e granizo. Na Região Sudeste, a semana que começa deve ter chuva em quase toda a região. Tal como no Centro-Oeste, muitas cidades de Minas Gerais, como Belo Horizonte, podem ter chuva pela primeira vez desde a metade do outono. Deve até chover forte com volumes localmente altos no interior de São Paulo e em Minas Gerais. Com a atmosfera quente, podem ocorrer temporais isolados. No Sul do Brasil, a semana que se inicia deve ter chuva nos três estados. A atuação de dois centros de baixa pressão pode provocar chuva localmente forte em setores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Tempo
07/10/2024 09H19