Temporais de vento e granizo causaram estragos no começo desta quarta-feiras na Metade Norte do Rio Grande do Sul

Fortes temporais de vento e granizo atingiram entre o final da terça e o começo desta quarta-feira cidades do Noroeste e do Norte do Rio Grande do Sul, assim como alertou a MetSul Meteorologia devido ao avanço de uma frente fria em áreas que estavam sob intenso calor. De acordo com informações da Rádio Uirapuru, a cidade de Passo Fundo sofreu com queda de granizo na madrugada desta quarta-feira. As pedras de gelo atingiram diversos bairros logo no começo do dia. Moradores relataram pedras de granizo de médio a grande tamanho em alguns pontos, o que causou danos em moradias, uma vez que as pedras de gelo perfuraram as telhas. A emissora destacou que os bairros mais atingidos foram Zacchia, Leonardo Ilha, Petrópolis, grande Vera Cruz e São José. O temporal com chuva, vento e granizo causou problemas em outros pontos da região do Planalto Médio. Vendaval derrubou árvores que causaram interrupções na BR-285, entre Passo Fundo e Mato Castelhano. Houve registro de quedas de árvores nos quilômetros 278, 280 e 281.

A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Passo Fundo anotou rajadas de vento de 94,4 km/h (tempestade severa) e até às 7h da manhã desta quarta indicava chuva de 62 mm. Ainda na região, as mesmas fortes áreas de instabilidade trouxeram estragos na cidade de Carazinho com mais de 150 casas destelhadas pelo forte temporal de granizo e ainda em Ijuí A mesma célula de tempestade que passou por Carazinho causou danos no município de Santa Bárbara do Sul com destelhamentos pelo vento e o granizo. Telhas de casas e prédios arrancadas pelo vento podiam ser vistas nas ruas da cidade. No vizinho município de Panambi, houve dois temporais com destelhamentos. Os bairros mais afetados foram os da zona sul, como Arco-Íris, Esperança, Jardim Paraguai e João Armindo. Outras regiões da cidade, incluindo o centro, também registraram a queda de pequenas pedras de granizo. Por volta da uma da manhã, Panambi foi novamente atingida por forte chuva, acompanhada de ventos e granizo com destelhamentos.
Por que os temporais? Ar muito quente cobria o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul. As duas regiões do estado gaúcho ainda tiveram sol e vento Norte moderado a forte ontem com calor intenso horas antes da chegada da frente fria Os termômetros indicaram 37,8ºC em Alpestre e em Porto Xavier; 36,9ºC em São Paulo das Missões; 36,7ºC em Porto Vera Cruz; 36,1ºC em Santa Rosa; 35,7ºC em Santa Rosa, 35,6ºC em Machadinho; 35,2ºC em Santo Cristo; 35,1ºC em Horizontina. Fez 34,7ºC em Passo Fundo; 33,3ºC em Lagoa Vermelha, e 31,2ºC em Vacaria, cidades do Planalto Médio e dos Campos de Cima da Serra que, pela altitude, não costumam ter tanto calor nesta época do ano.
No final da terça e na madrugada de hoje, com o avanço da frente fria, sob o ar muito quente, fortes a intensas áreas de instabilidade se formaram na Metade Norte do estado, principalmente nas regiões Noroeste e Norte, onde a atmosfera estava aquecida, o que gerou os temporais.
Chuva forte e temporais atingem ainda nas próximas horas o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul com alto risco ainda de vendavais e granizo, inclusive com estragos em algumas cidades, mas da tarde para a noite o risco de tempo severo cede gradualmente mais ao Norte gaúcha. Na Metade Sul, apesar de chuva e garoa em vários pontos no começo do dia, o tempo melhora e o sol vai aparecer com ingresso de ar seco e frio. Na faixa central do estado, incluindo a capital, o dia tem chuva e depois a melhora do tempo. Com a chegada de ar frio, a temperatura cai e as mínimas de hoje ocorrem à noite, quando até faz frio no Sul do estado e na Serra. Com o deslocamento da frente fria para Norte, encontrando ar muito quente em sua dianteira, temporais isolados são previstos para esta quarta-feira também em pontos de Santa Catarina e do estado do Paraná.
Fonte Metsul