Confira os mapas de precipitação atualizados com a projeção de chuva durante a passagem de uma frente fria

Uma frente fria começa a ingressar da tarde para a noite de hoje no Rio Grande do Sul e muda o tempo no estado, mas, dependendo da cidade, grande parte ou toda esta quinta será de sol e nuvens na esmagadora maioria das localidades gaúchas com elevação da temperatura. Esta quinta-feira começa com tempo firme no Rio Grande do Sul e o sol aparece em todas as regiões. No decorrer do dia, entretanto, a nebulosidade aumenta no estado. Áreas de instabilidade trazem chuva isolada da tarde para a noite na dianteira de uma frente fria que provoca chuva generalizada hoje à noite no Oeste, Sul e parte do Centro do estado. Há risco de chuva forte e de temporais isolados. Antes da mudança do tempo, ar mais quente ingressa com fumaça de queimadas e a tarde terá um pouco de calor em algumas cidades, como nos vales e na Grande Porto Alegre que terão máximas na tarde de hoje perto e ao redor de 30ºC. O governo gaúcho chegou a emitir um alerta que temporais começariam a tomar conta do Rio Grande do Sul já na manhã desta quinta-feira e que os gaúchos deveriam estar atentos a ponto de manter fechados os locais de trabalho e suas casas. O maior momento de instabilidade, entretanto, não se dará durante o expediente hoje e vai se concentrar entre a noite desta quinta, a madrugada e a manhã da sexta. Será quando a frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul com uma faixa de nuvens muito carregadas com raios, chuva que será localmente forte e a probabilidade de temporais isolados.
A frente muda o tempo com chuva no Oeste, Sul e áreas do Centro do estado no final da tarde /ou na noite desta quinta. Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira, o sistema frontal leva chuva para as demais áreas do estado. Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para 72 horas com base na rodada da 0Z de hoje dos modelos europeu ECMWF, alemão Icon e o de alta resolução WRF da MetSul Meteorologia.

Como se observa nas projeções dos modelos, a chuva deve acumular 20 mm e 50 mm na maior parte do Rio Grande do Sul, entretanto em pontos localizados a precipitação na atuação deste frente fria pode atingir marcas de 50 mm a 80 mm, de acordo com a avaliação da MetSul. O sistema frontal deve atingir vários pontos de Santa Catarina e o Paraná entre amanhã e o sábado, mas com menor organização. Mesmo assim pode ocorrer chuva forte isolada com temporais localizados nos dois estados. Os volumes de chuva, porém, devem ser menores que no território gaúcho. 



 Fonte Metsul