A brasileira Rebeca Andrade, de 23 anos confirmou o seu favoritismo em uma apresentação sem nenhuma queda, no Campeonato Mundial de Ginástica Artística de Liverpool (Inglaterra), na quinta-feira (3). A jovem, conquistou a medalha de ouro na prova que indica a ginasta mais completa e, por isso, atualmente é a mais importante neste tipo de competição.
Nos Jogos de Tóquio, no ano passado, ela conquistou o segundo lugar. Em Liverpool, com erro relevante somente nas assimétricas, a brasileira somou exatamente um ponto e meio a mais que a norte-americana Shilese Jones, que levou a medalha de prata. Em seguida a britânica Jessica Gadirova, que ficou com o bronze.
A ginasta brasileira foi a última a se apresentar no solo, na penúltima exibição da sua série ao som de "Baile de Favela", ela seria campeã com nota 12,900. Porém, ela arrasou e alcançou os 14,400 e acabou com 56,899 pontos.
Esta é a segunda vez que as brasileiras sobem ao pódio, a primeira foi Jade Barboza que conquistou bronze em 2007, agora Rebeca carimba o primeiríssimo lugar.
Durante entrevista ao SporTV, Rebeca Andrade disse que a premiação no mundial de Liverpool “Significa todo o meu trabalho, trabalho de toda equipe multidisciplinar. Da minha equipe, também, das meninas que treinam junto comigo, que me deram todo o apoio aqui hoje. A gente trabalha muito duro, estou muito orgulhosa de mim, de tudo que eu fiz aqui dentro e de todas as meninas que se apresentaram também hoje, porque eu sei o quanto eu trabalho para chegar aqui. Então, eu imagino também o tanto que elas trabalham para chegar aqui e arrasarem. É um orgulho enorme, estou muito feliz”
A ginasta não só levantou o público como cravou a apresentação e celebrou o título mais que merecido.
Após o ouro, no individual geral, ela ainda tem chance de conquistar mais três medalhas no Mundial de Liverpool durante o final de semana.
Jornalismo Horizonte - Eduarda Mantovani
Foto: Ricardo Bufolin/CBG