Mais de 8 mil servidores da Segurança Pública estarão atuando no domingo, dia 2, durante as eleições 2022 no estado do RS. O número exato é de 8.801 servidores, sendo que a maior parte é de profissionais da Brigada Militar. No total serão 7800 Policiais Militares, 533 Policiais Civis, 421 Bombeiros e 33 Servidores do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Conforme o Governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, "o Gabinete de Crise será montado com o objetivo de monitorar a segurança em todas as regiões". Ranolfo Veira Jr afirma que, estará acompanhando de perto esta ação integrada no sentido de evitar qualquer situação que venha prejudicar o andamento das eleições.
Aquelas ocorrências caracterizadas como crime Federal, serão encaminhadas para as as Delegacias da Policia Federal, presentes em 13 municípios do estado. Além disso nas 484 cidades, as prisões serão feitas conjuntamente com a BM e a Policia Civil num trabalho integrado.
No domingo será disponibilizado o disque denuncia 181 para atender todas as possíveis irregularidades nas eleições. Segundo as autoridades, ao denunciar, o cidadão terá o seu anonimato garantido.
Texto: Eduarda Mantovani / Rubenir Fernandes
Crédito de imagens: Rodrigo Ziebell / Palácio Piratini