Para votar nas
Eleições 2022 é necessário ter em mãos o documento original com foto, e não esqueça de deixar o
aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação. O uso do celular é totalmente proibido durante o voto. O
período para comparecer no seu colégio eleitoral será das 8h às 17h em todo o
país, obedecendo o horário de Brasília.
São cinco cargos abertos para a escolha da população. Veja o passo a passo para registrar seu voto:
1- Opções na
urna
As opções de cargos serão mostradas nesta ordem para escolha do eleitor: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República.
2-
Preenchimento do número
Para deputados são cinco números, para senador são três e para governador e presidente são apenas dois. O eleitor deve digitar e conferir o nome e a fotografia do candidato. Caso opte por não votar em ninguém, basta apertar a tecla "branco". A opção vale para captar dados estatísticos e não serve para definir o quociente eleitoral (conta que determina a quantidade de votos para a eleição de deputados).
3- Confirma
É preciso aguardar 1 segundo antes de confirmar o voto, para
verificar os dados que aparecerão na tela. Depois, basta apertar
"confirma".
Em caso de segundo turno, que eventualmente será realizado no dia 30 de outubro, o eleitorado votará apenas para os cargos de governador e/ou presidente da República. Imprima aqui a sua cola eleitoral e preencha com os dados de seus candidatos.
Para todos aqueles que são alfabetizados entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório no Brasil. Ao deixar de votar, por qualquer motivo que seja, é preciso apresentar uma justificativa para a ausência no primeiro turno, segundo turno ou ambos. Existem duas maneiras de fazer declaração:
Através do e-título
É possível justificar por meio do aplicativo e-Título, disponível para download nas Plataformas Android e iOS. Ao entrar, insira seus dados, crie uma senha e clique em "mais opções", no canto inferior direito. Selecione "justificativa de ausência".
Formulário
O formulário também pode ser obtido nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento), nos portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais e no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. E atenção, é necessário preencher com o numéro do título não do CPF, é muito importante preencher com cuidado, se tiver erros, a justificativa não será aceita.
Edição: Eduarda Mantovani
Foto: Divulgação