Para votar nas Eleições 2022 é necessário ter em mãos o documento original com foto, e não esqueça de deixar o aparelho celular com o mesário antes de se dirigir à cabine de votação. O uso do celular é totalmente proibido durante o voto. O período para comparecer no seu colégio eleitoral será das 8h às 17h em todo o país, obedecendo o horário de Brasília.


São cinco cargos abertos para a escolha da população. Veja o passo a passo para registrar seu voto:


1- Opções na urna

As opções de cargos serão mostradas nesta ordem para escolha do eleitor: deputado federal, deputado estadual (ou distrital, no caso do DF), senador, governador e presidente da República.


2- Preenchimento do número

Para deputados são cinco números, para senador são três e para governador e presidente são apenas dois. O eleitor deve digitar e conferir o nome e a fotografia do candidato. Caso opte por não votar em ninguém, basta apertar a tecla "branco". A opção vale para captar dados estatísticos e não serve para definir o quociente eleitoral (conta que determina a quantidade de votos para a eleição de deputados).


3- Confirma

É preciso aguardar 1 segundo antes de confirmar o voto, para verificar os dados que aparecerão na tela. Depois, basta apertar "confirma".

Em caso de segundo turno, que eventualmente será realizado no dia 30 de outubro, o eleitorado votará apenas para os cargos de governador e/ou presidente da República. Imprima aqui a sua cola eleitoral e preencha com os dados de seus candidatos.


Sobre a justificativa 


Para todos aqueles que são alfabetizados entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório no Brasil. Ao deixar de votar, por qualquer motivo que seja, é preciso apresentar uma justificativa para a ausência no primeiro turno, segundo turno ou ambos. Existem duas maneiras de fazer declaração:


Através do e-título

É possível justificar por meio do aplicativo e-Título, disponível para download nas Plataformas Android e iOS. Ao entrar, insira seus dados, crie uma senha e clique em "mais opções", no canto inferior direito. Selecione "justificativa de ausência".


Formulário

 Também é possível fazer a justificativa de maneira presencial. Basta preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (disponível para download aqui), que deve ser levado às mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais.

O formulário também pode ser obtido nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento), nos portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais e no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa. E atenção, é necessário preencher com o numéro do título não do CPF, é muito importante preencher com cuidado, se tiver erros, a justificativa não será aceita. 


Edição: Eduarda Mantovani

Foto: Divulgação