O desfile cívico do município de Capão da Canoa ocorreu no ultimo sábado, dia (3), pela manhã, na Avenida Paraguassu, em frente à prefeitura municipal. E nem mesmo o frio, fez com que a população não prestigiasse o evento alusivo ao Dia Nacional da Independência, que é comemorado no dia 7 de Setembro. Participaram do desfile ao todo, 22 escolas municipais, entre elas, as escolas Carrossel, Novo mundo, Pingo de gente, Pequeno Gênio, entre outras.
Para o prefeito, Amauri Magnus Germano a data não é só para comemorar a independência, mas sim todas as grandes conquistas que o Brasil, que o Rio Grande do Sul, que a cidade de Capão da Canoa já teve. “A comemoração ela é feita com toda a rede escolar, municipal, particular, estadual, fazer com que os nosso professores, possam trabalhar isso, em sala de aula, para contar a história, a luta que todos nós enfrentamos”, disse.
Em relação à questão da pandemia, o prefeito considera muito importante essa retomada, “há uma vontade de voltar, uma energia por parte das pessoas, que passaram por dificuldades, por perdas, durante a pandemia”.
A abertura do desfile ficou por conta da banda da brigada militar que fez a sua apresentação. Logo após, os estudantes iniciaram levando uma faixa, “Feliz 40 anos Capão da Canoa”, a bandeira do município, do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.
O Secretário de Turismo do Estado do RS, Rafael Ayub, também se fez presente representando o estado e prestigiou o desfile do município. Para ele é um momento histórico, pois no dia 7 de setembro, é comemorado os 200 Anos da Independência. “ Nada melhor para demonstrar aqui no desfile o que nos temos, as escolas, a banda da brigada, realmente uma integração entre a comunidade e o poder público para promover ainda mais a civilidade e celebrar a democracia”.
A pandemia da covid-19 adiou muitos eventos, inclusive os desfiles cívicos, para a primeira dama do município, Maria Elisete Germano, o evento deste ano superou as expectativas “foi uma manifestação muito bonita, os alunos, atletas, professores, estão de parabéns, mesmo com o frio todos participaram”.
Independência do Brasil
Este ano a comemoração de 7 de Setembro, traz algo a mais, a data é alusiva ao Bicentenário, são "200 Anos do grito da Independência" dado por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga.
Texto: Eduarda Mantovani
Foto: Beto Rodrigues