Até o final do mês de Setembro a Brigada Militar integra a Operação Nacional Maria da Penha, que tem como objetivo fortalecer as ações contra a violência doméstica e o combate ao feminicídio. A nível Nacional a operação começou no dia 19 de Agosto. Já na área do, Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral, a participação das Patrulhas Maria da Penha do 8º BPM e do 2º BPAT iniciaram na quarta-feira, dia 31.
No litoral norte gaúcho as Patrulhas Maria da Penha irão priorizar os trabalhos na visitação às vítimas que tenham relatado o descumprimento da Medida Protetiva de Urgência pelo agressor ou as que estejam em situação de vulnerabilidade.
As outras guarnições vão participar da ação para o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, além da realização de barreiras com a distribuição de folhetos informativos sobre questões que envolvem a violência doméstica e familiar.
Através da Operação, os órgãos envolvidos esperam um impacto na redução dos casos de feminicídio e outros crimes relacionados à violência doméstica no Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Rubenir Fernandes
Edição/ Revisão: Eduarda Mantovani
Foto: Divulgação/BM