O presidente reeleito da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV, (Abert), Flávio Lara Resende, se pronunciou em entrevista para a Agert, sobre as comemorações dos 100 anos do rádio no Brasil, que ocorrem no dia 7 de setembro.

Lara Resende disse que é uma data muito importante para o setor, porque coincidiu com uma data muito marcante para o país. “Nos 100 anos de Independência do Brasil, tivemos a primeira transmissão de rádio, que aconteceu no Rio de Janeiro, a primeira transmissão foi a ópera do guarani, seguido de um discurso do então presidente da república na época”.

Dia 07 de setembro é comemorado 100 anos do rádio e 200 anos de Independência do Brasil.

O rádio é de uma importância muito significativa para todos os brasileiros, uma importância regional, local, está presente no país do norte ao sul, mesmo com tantas diferenças, “o que torna essa regionalização importante para toda a comunidade”, acrescentou o presidente.

Além disso, ele enfatizou que o meio de comunicação de rádio está presente na informação, no entretenimento e na vida do brasileiro em todos os momentos.

Para a sua próxima gestão que está iniciando agora, relatou que tem grandes conquistas para realizar, entre elas citou chegar a um consenso de se modificar a Lei geral da comunicação, “uma lei geral que precisa se modificar, cuidar da assimetria das grandes plataformas de comunicação do Brasil”, entre outros.



Inclusive ele destacou também a valorização do jornalista, que produz os conteúdos jornalísticos, das emissoras de rádio e televisão, “é muito importante que a gente consiga essa remuneração, do conteúdo que é utilizado diariamente nas plataformas digitais, através do jornalista”.

Por fim, o presidente convidou os radiodifusores gaúchos para participar do Congresso da Abert, que ocorre nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília.


Texto: Eduarda Mantovani

Foto: Divulgação