As ações de mobilização para vacinação de crianças e adolescentes contra a poliomielite, a Covid-19 e outras doenças, tem início nesta quarta-feira, (31), o objetivo da ação é atualizar a caderneta vacinal, nas instituições de ensino de todo o Estado.

Com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), a ação é uma estratégia da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e com a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul (Famurs), além de outras entidades.

A intenção dos órgãos é ampliar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes, abrangendo os municípios, que ainda não imunizam no ambiente escolar.

Nesta mobilização, as prefeituras vão organizar ações que vão desde a visitação às escolas, com a oferta das doses necessárias, até mobilizações nas Unidades de Saúde e em locais públicos.Nesse esforço conjunto, as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) devem avaliar as cadernetas dos alunos e ofertar as vacinas faltantes. Mães, pais e responsáveis serão comunicados para que compareçam e autorizem as aplicações.

De acordo com a SES, a cobertura vacinal contra a poliomielite vem decaindo muito, nos últimos anos. Em 2016, 53% dos municípios alcançaram a meta, já em 2021, apenas 34%. O Brasil é um dos países em alto risco para o reaparecimento da doença.

Por isso, é muito importante os pais ou responsáveis estarem sempre de acordo e atentos à caderneta vacinal dos seus filhos. 


Texto: Eduarda Mantovani

Foto: Divulgação/ MPRS