Pacientes que atenderem os requisitos de vulnerabilidade social poderão receber próteses dentárias parciais, ou totais no município de Arroio do Sal, no litoral norte gaúcho. As próteses serão confeccionadas através do “Projeto de Confecção de Próteses Dentárias”, da secretaria municipal da Saúde.

Conforme o Prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão), este é mais um grande passo da saúde para o município, "podendo levar a alegria aos pacientes por meio de seu novo sorriso, com a confecção das próteses dentárias à quem necessita, de forma gratuita". 

Para participar do Projeto, segundo o secretário da saúde Diego Feldmann, o paciente deve se dirigir ao seu ESF de referência. Lá, o responsável da saúde irá preencher uma ficha de inscrição, e posteriormente será feito uma avaliação com a Assistente Social, para ver se o paciente está dentro dos requisitos de vulnerabilidade social. Diego Feldmann explica ainda que, logo após o processo de avalição quanto a renda, o paciente passará por uma avaliação com o dentista que vai definir como será a prótese e após isso, encaminhar para a produção.

A confecção anuncia o Secretário deverá ocorrer nos próximos meses. "É uma conquista muito grande para o município, mas acima de tudo para os moradores". O objetivo é atender as pessoas que não tenham condições de fazer o pagamento particular de uma prótese dentária, conclui Diego Feldmann.

Texto: Rubenir Fernandes        Edição: Eduarda Mantovani

Foto: Reprodução Internet