Um grupo de pesquisadores da Universidade de Sichuan, na China desenvolveu um robô em miniatura capaz de absorver resíduos de plástico dispersados no mar. O intuito da pesquisa, é que no futuro esse robô, possa ajudar a limpar os oceanos.

Medindo pouco mais de 1 cm de comprimento, os robôs já são capazes de nadar até 10 cm em apenas quatro segundos e já teriam sido testados em águas rasas. Segundo os cientistas do projeto, o objetivo agora é levá-los para lugares mais profundos.


"Desenvolvemos um robô miniatura que pode ser usado de várias maneiras, por exemplo, em operações biomédicas ou arriscadas, em que um pequeno robô possa ser inserido em uma parte do corpo para ajudar a eliminar alguma doença". Afirmou Wang Yuyan, uma das cientistas responsáveis pelo projeto.

Ainda segundo a Reuters, os robôs são controlados através da irradiação de luz e servem também para monitorar a qualidade da água.


Os pesquisadores dizem que não haveria problema caso eles fossem devorados por outros animais, já que são feitos de "poliuretano", que, segundo os cientistas, é um material biocompatível.
 


Sobre os microplásticos

Os microplásticos são um tipo de poluição que preocupa cada vez mais, já que entram na cadeia alimentar através dos peixes e acabam envenenando outros animais, entre eles, nós humanos.

Pesquisas feitas recentemente encontraram microplásticos nas profundezas do oceano e no cume das mais altas montanhas.


Texto: Eduarda Mantovani

Foto: Divulgação