Constantemente vem acontecendo ataque de cães à pessoas em vias publica da cidade de Capão da Canoa. Proprietários ou criadores de cães perigosos, ou pessoas que detiverem sua guarda, responderão civil e penalmente pelos danos que o animal vier a causar.

Em relato feito a Rádio Horizonte 95.7 FM proprietários de cães considerados de raça perigosa circulavam tranquilos com os deles no Parque Náutico no último final de semana quando muitas pessoas buscavam o local para lazer. Um dos cães atacou outro de porte menor, o que causou indignação não somente dos seus proprietários, como de outras pessoas.

Recentemente uma senhora foi atacada por um cão no Bairro Parque Antarctica. A vítima precisou de atendimento médico, porque foi mordida na perna. Ela ficou uma semana sem poder trabalhar, além de gastar em remédios.

E o proprietário bancou alguma coisa? Segundo a senhora nada foi pago por ele. Outra na Avenida Ubatuba de Farias, e teve sérias lesões em uma das pernas. Ela teve que fazer cirurgia, fisioterapia, e um ano sem poder trabalhar. O proprietário do animal nunca apareceu. 


Foto: Divulgação de uma das vítimas do ataque

Em Xangri-Lá o mesmo problema aconteceu. Recentemente um cão da raça Pitbull fugiu do pátio de sua residência, e atacou outros animais que precisaram de atendimento veterinário. E quem paga? Infelizmente os custos foram pagos pelo proprietário. Sendo que o dono do cão que tacou nem mesmo conversou com os demais. 

No município de Sapucaia do Sul na semana que passou duas meninas de um e dois anos foram atacadas com dois cães da Raça Rottveiler. Os animais são de propriedade da família. Conforme a mãe das crianças, ela ouviu a briga dos cães e ao tentar separar também foi atacada, que logo em seguida os animais atacaram as crianças. O pai informa que somente orações e a espera de um milagre para salvar uma das meninas que se encontra internada no HPS em Porto Alegre. 

O Chefe de Investigação da Delegacia de Policia de Capão da Canoa, Renato Toscani, explica que o cão atacando pessoas em vias publica é considerado Descuido de Animais, e isso é crime, onde os proprietários poderão ser responsabilizados.

Para isso ele informa "quem tem estes animais, deve mantê-los em locais onde não tenham acesso a rua. O melhor de tudo seriam construir um canil, porque a partir do momento que atacar alguém o proprietário pode ser responsabilizado", diz ele.

Texto: Rubenir Fernandes 

Foto: Divulgação