Todas as autoridades estão em alerta sobre uma nova doença, de infeção viral que começou atingir várias crianças na Índia, ainda em maio deste ano.

A gripe do tomate como é chamada, foi registrada em 86 crianças de até cinco anos de idade. Conforme consta no artigo publicado pela revista científica The Lancet em 17 de agosto. O Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar, capital do estado indiano de Orissa, também informou que 26 crianças entre um e nove anos teriam contraído a doença, o que totaliza 108 crianças já com o diagnóstico no país. 

Entenda a doença

A gripe do tomate é uma variante da doença mão-pé-boca, que pode ser causada por diferentes tipos de enterovírus, doença infecciosa e que ocorre principalmente em crianças na faixa etária de um a cinco anos e em adultos imunocomprometidos.

A gripe do tomate é uma doença infecciosa ocasionada por vírus intestinais. Acomete particularmente as crianças porque adultos têm a imunidade forte o bastante para proteger contra o vírus.

O nome “gripe do tomate” está associado às bolhas vermelhas que surgem no corpo e vão crescendo até ficar em uma dimensão que lembra tomates. Além disso, são feridas dolorosas e se parecem às lesões do novo vírus da monkeypox. 

Texto: Eduarda Mantovani 

Foto: Divulgação