O coração de dom Pedro I, que é preservado desde os anos 1830, vai sair da cidade do Porto, em Portugal, na noite do próximo domingo (21), com previsão de chegada na segunda-feira (22) em Brasília. O órgão está em conservação em formol em uma urna e virá de Portugal, dentro de um avião da Força área Brasileira.

A aeronave da FAB tem chegada prevista para as 9h30, com primeira parada no Palácio do Planalto. O órgão do ex-imperador é considerado uma relíquia e será recepcionado em cerimônia com os chefes do Estado.

É a primeira vez em 187 anos, que ‘os restos mortais’ dele deixa Portugal.  O órgão ficará exposto na capital federal durante todo o mês de setembro, nas celebrações dos 200 anos da Independência. O diplomata George Prata, coordenador-adjunto das atividades culturais da comemoração, explicou que o pedido às autoridades portuguesas para a vinda do coração de dom Pedro foi feito durante uma visita ao país europeu em fevereiro deste ano.


Restos Mortais

Dom Pedro I, foi um grande homem para o Brasil, nasceu em 12 de outubro de 1798 e morreu de tuberculose em 24 de setembro de 1834. Os seus restos mortais, que em Portugal é conhecido como dom Pedro 4º, foram transferidos para São Paulo, com exceção do coração, e sepultados no Monumento à Independência, em 1972.