Pessoas que contrataram empréstimos bancários no Rio Grande do Sul relatam ter sido vítimas de um golpe aplicadas por “empresas falsas” de centrais telefônicas.Os criminosos oferecem supostas ofertas de renegociação, com o objetivo de conseguir documentos dos clientes, como RG, CPF e dados bancários para aplicar outros golpes.
Conforme dados do G1, o INSS afirma que mantém contato com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e com o Ministério da Justiça na prevenção e também no combate a fraudes. O órgão destacou ainda, que está à disposição para orientar toda a população que necessita de alguma ajuda de informação e recomenda aos clientes o registro ocorrência policial.
Dados do governo federal obtidos através da Lei de Acesso à Informação mostram que, as queixas sobre empréstimos consignados aumentaram nos últimos anos, ou seja, passaram de 45 mil em 2020 para 70 mil em 2021. Sendo a maior parte das reclamações, 24 mil delas cobranças por empréstimos não contratados.
Então atenção aos golpes, as ligações, não caiam em papos, como: 'sou da agência tal, vamos renegociar o teu empréstimo, a tua dívida me passa teu CPF' por exemplo. Não passe informação pessoal alguma e busque sim, os canais, os sites oficiais e as agências presencialmente.
Texto: Eduarda Mantovani
Foto: Divulgação