O paciente curado é um homem que vive com a doença de HIV, desde 1980. Segundo os médicos que acompanharam a situação este é apenas o quarto caso no mundo.

O homem, recebeu um transplate de medula óssea para tratar de uma leucemia (câncer no sangue), e o doador era naturalmente resistente ao vírus. Nos últimos anos, outros três casos semelhantes foram registrados.

De acordo com a infectologista do hospital City of Hope, os transplantes de medula óssea não vão revolucionar os 38 milhões portadores de HIV do mundo. "É um procedimento complexo, com efeitos colaterais. Não é uma opção adequada para a maioria das pessoas que tem HIV", afirmou. No entanto, percebe-se que não é um diagnóstico que abrange todos que necessitam rapidamente, como uma dose de remédio ou uma vacina, por ser um transplante e depender de órgãos, mas é uma forma de amenizar os casos da doença. 

O vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), afeta principalmente o sistema imunológico do corpo. E pode levar a AIDS, dificultando mais ainda a defesa do corpo contra as infecções adversas. 

Texto: Eduarda Mantovani

Foto: Reprodução Internet