O Ministério da Economia autorizou, nesta segunda-feira (13), a realização de concursos públicos para a contratação de novos funcionários para a Receita Federal e para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Após anos sem a realização de provas, a abertura de novos concursos era uma demanda das categorias e uma das pautas prioritárias da Administração da Receita Federal, que sofria com a redução de pessoal.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, na Portaria SEDGG/ME nº 5.348, de 10 de junho de 2022, autorizando a realização de concurso público para nomeação em 699 cargos do quadro de pessoal da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, sendo 469 destinadas para o cargo de analista-tributário e 230 para o cargo de auditor-fiscal. Os cargos para a Receita Federal exigem nível superior.

Já para o INSS são 1 mil vagas de técnicos do seguro social com exigência apenas de nível médio de escolaridade.

Os editais de abertura dos concursos têm até seis meses para serem publicados a partir da data da publicação da portaria, ou seja, até 13 de dezembro deste ano os editais devem ser abertos.

 

Texto: Eduarda Mantovani