Tradição de muitos anos, após dois anos de pandemia da Covid-19, em que o evento não pode ocorrer agora o Rodeio de Capão da Canoa, está de volta. Neste ano, o rodeio possui diversas atrações: Shows, danças, competições, além de muito talento e diversão. A realização é do CTG João Sobrinho com o apoio da Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Capão da Canoa. A abertura oficial do evento foi realizada nesta manhã de sábado, às 11h. Com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior (PSDB).

O rodeio conta com uma vasta programação de competições campeiras como: Taça Cidade Rotativa, Laço Sênior, Laço Veterano, Laço Vaqueano, Laço Patrão e Capataz, Laço Individual, Taça Cidade Rotativa Capão da Canoa, Laço Pai e Filho, Laço Pai e Filha, entre outras. Já a programação artística terá: danças tradicionais (mirim, juvenil, adulta e veterana), declamação peão e prenda (mirim, juvenil, veterana e adulta) e chula (mirim, juvenil, adulta e veterana). Além disso, as competições contarão com premiações em cada categoria.

Sobre a Lei

Atualmente, o rodeio é reconhecido como manifestação cultural nacional e prática desportiva, a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7624/17, que estabelece normas para a proteção da integridade física dos animais em todas as etapas do evento, desde o transporte até a montaria.

Desenvolvimento Econômico

Além da importância para o desenvolvimento da cultura e do turismo, o rodeio é também um grande desenvolvimento econômico, para a região do litoral. Neste ano, já foram realizados o 30º Rodeio Crioulo Nacional no município de Arroio do Sal, e o XV Rodeio Crioulo Internacional de Imbé. O próximo será o de Capão da Canoa.

Confira a programação de hoje no palco principal:


  • 28/05 – Sábado

22h: Show com Lisandro Amaral

00h: Gabriel Expresso e Banda Vanera


Texto: Eduarda Mantovani