O  Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral, CRPO Litoral, divulgou o balanço dos trabalhos realizados durante as eleições no domingo, dia 2. No total, foram 12 ocorrências atendidas, sendo a maioria por “boca de urna”, ou seja, a distribuição de panfletos com nomes e números de candidatos e exposição de banners, situação proibida pela justiça eleitoral. 

Conforme o CRPO Litoral, as ocorrências se concentraram nos municípios de Torres, Capão da Canoa, Balneário Pinhal e Rolante. Os responsáveis assinaram Termos Circunstanciados e todos os materiais foram apreendidos. No município de Tramandaí foi registrado um boletim de comunicação de ocorrência policial por desobediência, porque um individuo se negou a interromper uma filmagem que fazia em uma seção eleitoral, prática que, é proibida pela Justiça Eleitoral, é proibido filmar, ou fotografar em local de votação. O fato aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Cândido Osório Rosa. 

Em Capão da Canoa, Distrito de Arroio Teixeira, um menor foi apreendido porque fazia distribuição de material de propaganda política. Em Tavares, a Brigada Militar atendeu um chamado para verificar distribuição de panfleto em um bar, mas no local a guarnição não constatou o motivo da denúncia. Durante todo o horário de votação o policiamento ostensivo esteve junto a pontos com seções eleitorais garantindo a segurança para o pleito nos 25 municípios de sua área de atuação.

O comandante do CRPO Litoral, coronel Sergio Gonçalves dos Santos, percorreu alguns municípios durante o dia, acompanhando a movimentação do pleito e conferindo a mobilização dos policiais e avalia que o 1º turno das eleições transcorreu de forma tranquila na região.

Após o encerramento do horário de votação, a Brigada Militar seguiu realizando o seu trabalho, prestando atendimento nas ruas e atenta às movimentações relativas as comemorações dos resultados, que foram sendo anunciados pela Justiça Eleitoral, mas nada foi constatado após a divulgação dos resultados, tanto a nível Estadual, como a nível Nacional.

Texto: Rubenir Fernandes

Edição: Eduarda Mantovani

Foto: Divulgação/BM