Com o objetivo de atrair mais turistas para o Litoral Norte em época de baixa temporada, o governo do Estado lançou na quarta-feira, dia (14), o projeto “Litoral Norte nas 4 Estações”. A iniciativa visa promover o turismo nas praias gaúchas após o veraneio, diante da criação de um calendário com os principais eventos, programados aos 22 municípios que integram a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte). As atividades devem iniciar ainda em outubro, são mais de cem eventos previstos até junho de 2023. 

Além do governador do estado, Ranolfo Vieira Junior, participaram do encontro, o Secretário da Setur, Raphael Ayub, o presidente da Amlinorte e prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst, secretários, o Presidente da IGR do Litoral Norte, Flávio Holmer representando a Associação de Turismo do Litoral Norte, (ATL NORTE), empresários da região do litoral, incluindo o diretor presidente do Grupo Murliki, Jairo Murliki.

O objetivo do projeto, segundo Raphael Ayub é fazer com que as pessoas entendam que o litoral tem outras atividades que podem ser desenvolvidas, “que não depende só do calor”.

A ideia do governo segundo o secretário é promover um calendário integrado com atividades relacionadas a diversas áreas “O projeto tem tudo para se fixar no calendário do turismo no RS, colaborando para que o trade desenvolva diversas ações ao longo do ano”, afirmou.

Ayub destacou também, que o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte do Rio Grande do Sul (SHRBS) fará a promoção dos eventos, com investimentos privados que devem chegar a R$ 1,5 milhão. “O Estado entra como parceiro estratégico institucional da iniciativa privada”, completa. Mais do que atrair o público que tem “interesse em buscar adrenalina e fugir da rotina”, o projeto visa resguardar a particularidade de cada região.

Tramandaí, por exemplo, além da praia tem a Festa da Tainha todo ano, Santo Antônio da Patrulha, tem a Fenacan e é referência no Brasil quando se fala em rapadura e cachaça.

O presidente da Amlinorte e prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst considera esse projeto um avanço para os municípios da região. “Moro há 34 anos lá. Além de ser prefeito também tenho comércio. A gente tem essa necessidade de ter eventos, principalmente na baixa temporada”, destaca.

Para o Governador Ranolfo Vieira Junior a região do litoral é privilegiada para isso. “Especialmente nesta região, temos a conjunção de mar, lagoa e Serra em menos de cem quilômetros de distância. Poucos lugares do mundo têm isso como nós temos aqui no nosso Estado”, acrescenta.


Texto: Eduarda Mantovani

Foto: Rodrigo Ziebell -  Palácio Piratini

& Rádio Horizonte