Prefeito busca aprimoramento do programa “Melhor em Casa”

Prefeito busca aprimoramento do programa “Melhor em Casa”

Serviço é indicado para pessoas que apresentam dificuldades de sair de casa para chegar à unidade de saúde

Na tarde de segunda-feira (9), o Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, se reuniu com duas representantes do programa “Melhor em Casa” no município. O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito e teve como objetivo debater sobre o aprimoramento do serviço prestado.

Durante a primeira gestão do Prefeito Amauri Magnus Germano, em 2010, foi criado o programa “Saúde em Casa”, com recursos próprios, destinado às pessoas acamadas, ou seja, sem condições de sair de casa. A proposta de atendimento acabou por se tornar um Programa do Governo Federal, chamado “Melhor em Casa”.

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

O Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, afirma que sente muito orgulho de ter visto um programa criado em seu primeiro governo ter se tornado uma realidade nacional. “É um projeto extremamente útil e que cumpre com os princípios fundamentais do bom serviço da saúde pública no nosso município”, analisa.

O Secretário de Saúde, Josiel de Matos, diz que o atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. “Outros profissionais, como fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico poderão compor as equipes de apoio", observa.

Conforme a necessidade do paciente, esse cuidado em casa pode ser realizado por diferentes equipes. Quando o paciente precisa ser visitado de maneira mais espaçada, por exemplo, uma vez por mês, e já está mais estável, este cuidado pode ser realizado pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica de sua referência. Já nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa.

Categoria:NOTÍCIAS

Deixe seu Comentário