Capão da Canoa já tem duas mortes por gripe

Capão da Canoa

 

 Nesta época do ano aumenta casos de problemas respiratórios ocasionados pelo frio. Isso faz com que o Hospital Santa Luzia esteja super lotado, assim como outros hospitais no estado todo. Os problemas se verificam,  mas em crianças e idosos. É por isso que se recomenda um maior cuidado com a chegada do frio. Além disso, se recomenda que as pessoas resfriadas, gripadas e com tosse usem mascaras em ambientes com grande movimentação.

            Para o Enfermeiro e Coach do Hospital Santa Luzia, Niltonvani Fernandes, existe uma grande resistência por parte das pessoas em usar a máscara. Ele juntamente com a enfermeira Tiane Bitencourt informam que os profissionais do Hospital estão orientando as pessoas para que usem as máscaras quando estiverem na recepção, e salas de espera e consultas. “Queremos evitar que o problema atinja outras pessoas, porque temos que nos precaver em ambientes fechados”, dizem eles.

 Niltonvani e Tuani informam que neste ano já ocorreram dois óbitos pela Gripe H3N2 em nosso município. Duas mulheres morreram sendo uma no mês de Janeiro e a outra em Junho. Além disso, 15 casos suspeitos, e notificados estão em análise laboratorial. “É por isso nós temos que nos prevenir”, diz Niltonvani. Ele repassa algumas recomendações para a comunidade.

            Especialmente no inverno, deve-se evitar permanecer durante muito tempo em ambientes fechados com muitas pessoas. A higienização das mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar, antes de tocar os olhos, boca e nariz, são cuidados recomendados para a prevenção da gripe. Outra dica é limpar sempre as superfícies das mesas, telefones, maçanetas e objetos de uso coletivo, além de evitar compartilhar objetos de uso pessoal. A orientação é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo nos casos de febre, principalmente se acompanhada de tosse ou dor de garganta.

 

 

Texto: Rubenir Fernandes
Foto: Magally Santos

Categoria:NOTÍCIAS

Deixe seu Comentário