Retirada de cavalos das ruas começou


Capão da Canoa

 

 Começa nesta quinta feira, dia 18/05, a retirada dos cavalos que circulam pelas ruas do Município sem qualquer preocupação dos seus proprietários. Em reunião no sábado pela manhã, dia 13, o prefeito Amauri Magnus Germano, junto com seu Secretariado assinou a parceria com uma empresa que irá realizar conjuntamente este trabalho. Estes recolhimentos serão realizados em todo o município e vai custar caro aos proprietários desavisados. Num primeiro momento o valor para a retirada será de uma PTM, e na reincidência 2 PTMs que poderá aumentar após o executivo enviar um projeto para a Câmara de Vereadores solicitando o aumento da multa. 

“O problema não vai parar por ai”, diz o Secretário de Coordenação dos Distritos, Eduardo Sarmento. “A partir do momento que o animal for apreendido será feita a identificação, através de foto e chip, para abrir um cadastro do eqüino. Logo em seguida ele será encaminhado para a Vigilância Sanitária onde a Veterinária Responsável irá coletar sangue para ver se o animal tem alguma doença eqüina. Logo em seguida será chipado”. 

        Depois disso tudo, o cavalo será encaminhado para uma hotelaria, (onde o local não foi divulgado com o objetivo de preservar a sua segurança), este animal ficará por um período chamado de quarentena e não poderá ser liberado. Somente depois da quarentena o proprietário poderá ir até prefeitura para buscá-lo. Será lhe entregue uma guia para que ele compareça a Vigilância Sanitária Regional para que adquira a GTA - Guia de Trânsito Animal. A sistemática para a retirada não será tão simples assim, por isso Eduardo Sarmento solicita que os proprietários tenham o máximo de cuidado com seus animais. Caso contrário irão ter que correr atrás para conseguir recuperá-los. Caso os animais recolhidos não sejam retirados eles entrarão num processo de adoção.

No encontro de sábado o Secretariado esteve presente, porque no momento também o Prefeito Amauri Magnus Germano, fez a transmissão do cargo para o vice Jairo Marques. Ele foi a Brasília nesta semana para participar da marcha dos Prefeitos.

 

 

Texto: Rubenir Fernandes
Foto: Beto Rodrigues 

 

Categoria:NOTÍCIAS

Deixe seu Comentário