CAVALOS EM VIA PÚBLICA COM OS DIAS CONTADOS



 Capão da Canoa


        Um trabalho intenso vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Capão da Canoa, através da Secretaria dos Distritos e Saúde, para retirar de circulação cavalos soltos pelas vias da cidade. O planejamento está sendo estudado minunciosamente para que este problema seja resolvido. Há muitos anos que proprietários desses animais, sem generalizar, acabam largando aleatoriamente pelas ruas provocando sérios problemas para motoristas e pedestres.

        O Secretário dos Distritos Eduardo Sarmento afirma que desta vez será resolvido. Estamos trabalhando para que possamos fazer tudo dentro da legislação. O objetivo não é prejudicar os proprietários, mas alertá-los para que cuidem seus animais e não os deixem soltos. Um cavalo solto em uma avenida, uma estrada, ou rodovia pode causar acidentes graves, diz ele. 

        Sarmento afirma que o Projeto está em andamento e logo será implementado porque não se pode admitir que animais perambulem pelas nossas ruas. Além disso muitos entram em terrenos, invadem jardins, derrubam lixeiras. Então está na hora de resolvermos. Ele cita como exemplo Capão Novo, onde diariamente dezenas, e é dezenas mesmo de cavalos perambulando pelas ruas. Isso tem que acabar.

        Para o Secretário de Saúde Josiel Matos a questão dos cavalos soltos será resolvida. Ele diz que algumas leis tem que ser mudadas. Não se pode admitir que um cavalo seja apreendido e para que o proprietário retire pague um valor irrisório. Ele cita uma questão importante porque em anos anteriores, quando o município tinha um curral, os proprietários deixavam os animais por vários dias até que ele ficasse bem gordo, porque chegavam magros, e depois iam retirar. O município tem gasto com alimentação e remédios para os animais, e ai o proprietário pagava um valor pequeno e retirava. Para que funcione mesmo temos que mudar a Lei e aplicar uma multa severa. Caso contrário perde o animal que posteriormente pode ser doado, ou até mesmo leiloado. 


Texto: Rubenir Fernandes 
Foto: Beto Rodrigues 

Categoria:NOTÍCIAS

Deixe seu Comentário