CURSO DE CONCILIAÇÃO – COMARCA DE CAPÃO DA CANOA

Informamos que, entre os dias 06 e 10 de fevereiro de 2017, no campus da Unisc em Capão da Canoa, se realizou a primeira etapa do curso de conciliação do Tribunal de Justiça, contando com a presença de 19 participantes.

            O curso, ministrado por instrutoras do Tribunal de Justiça, visa a capacitação de diversas pessoas graduadas da comunidade para atuarem como conciliadores judiciais, através do Centro Judicial de Soluções de Conflitos, que está em vias de instalação no Foro de Capão da Canoa, sob a coordenação da magistrada da 2ª Vara Cível e Juizado da Infância e Juventude da comarca de  Capão da Canoa, Dra. Amita Antonia Leão Barcellos Milleto.

            Os conciliadores em formação irão atuar nas sessões de conciliação de processos iniciados, em andamento e, em breve, em demandas pré-processuais.
Se trata de um novo profissional do Direito, cuja função foi especialmente tratada no novo Código de Processo Civil, em vigor desde março de 2016.

A conciliação judicial é um método alternativo, especialmente apropriado à resolução de conflitos em que não haja vínculo anterior entre as partes, sendo que um terceiro, conciliador, conduz e orienta as partes na elaboração do acordo, opinando e propondo soluções.

Ressalta-se que a formação desses colaboradores busca uma solução satisfatória aos litígios por meio do diálogo, contribuindo para que passemos de uma cultura de litígio para uma cultura de paz. "

 

 

 

CEJUSC Capão da Canoa

Categoria:NOTÍCIAS

Deixe seu Comentário